QUEIMADORES INDUSTRIAIS E SISTEMAS DE AQUECIMENTO – A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO
A manutenção de máquinas e equipamentos é importante não apenas para garantir a confiabilidade e segurança dos equipamentos, mas também para melhorar a qualidade e evitar desperdícios, reduzindo os custos de produção.
E, para prevenir eventuais quebras e falhas em seus equipamentos e sistemas, a empresa deve elaborar uma política padrão de manutenção e adotá-la como processo a ser seguido por todos. E, falando especificamente de sistemas de aquecimento, é ideal que a manutenção ocorra antes que os problemas aconteçam, pois desta maneira não há paradas indesejadas e o equipamento tem condições de trabalhar de acordo com as recomendações do fabricante, gerando melhor rendimento e, consequentemente um consumo sempre dentro ou até abaixo do esperado.
Os tipos de manutenção
Para encontrar o melhor plano de manutenção nos queimadores é preciso, além de levar em conta os tipos de equipamento e a própria aplicabilidade do plano entre as rotinas do seu negócio, entender bem o que significa manutenção, de fato. Para isso, leve sempre em conta os tipos de manutenção existentes:
- Manutenção Corretiva – Existe para restaurar ou corrigir o funcionamento da máquina e é feita depois de apresentada quebra ou falha. A manutenção corretiva pode ser – planejada (quando se percebe que o equipamento não está trabalhando como deveria) ou – não planejada (quando é realizada após a quebra do equipamento). Geralmente a manutenção corretiva não planejada implica em custos altos e pode gerar quebra de produção e da qualidade do produto.
- Manutenção Preventiva – Existe com a intenção de reduzir ou evitar a quebra ou queda no desempenho do equipamento. A manutenção preventiva é indicada quando houver riscos com a segurança do operador e/ou riscos de agressão ao meio ambiente.
- Manutenção Preditiva – Visa realizar ajustes na máquina ou equipamento apenas quando for necessário, conforme indicação do fabricante para evitar deixá-los falhas ou danos ao equipamento. Com um acompanhamento direto e constante é preciso prever falhas, mas as máquinas devem permitir monitoramento para que se faça este tipo de manutenção, também chamada de manutenção planejada.
Manutenção Corretiva x Manutenção Preventiva
A maioria das empresas com um controle razoável de manutenção planeja-se incluindo um certo nível de manutenção preventiva regular, o que resulta numa probabilidade razoavelmente baixa de falhar. Na maior parte das vezes, quanto mais frequentemente elas acontecem, menor é a chance de ocorrerem quebras ou falhas nos equipamentos. O equilíbrio entre manutenção preventiva e corretiva é estabelecido para minimizar o custo total das paradas.
A manutenção preventiva pouco frequente custará pouco para ser realizada, mas resultará em alta probabilidade de manutenção corretiva. O inverso também ocorre: a manutenção preventiva muito frequente será dispendiosa de realizar, mas reduzirá os custos necessários para providenciar a manutenção corretiva.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!