QUEIMADORES INDUSTRIAIS E A IMPORTÂNCIA DO FOGO NAS INDÚSTRIAS
O FOGO NA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
Desde a revolução industrial, os equipamentos utilizados na produção fabril vêm sofrendo evoluções.
Hoje é possível adquirir máquinas inteligentes para a implementação de processos de automação industrial que otimizam a produção e as linhas de montagem.
Mesmo com essa evolução, o fogo continua sendo um elemento primordial para diversos segmentos industriais.
Um exemplo a ser citado é o uso dos fornos industriais, que precisam de altas temperaturas para atender diversos nichos de mercado.
Muitas indústrias de alimentos, vidro, cerâmicas, bem como o segmento metalúrgico utilizam fornos industriais para sua produção.
O mercado de equipamentos industriais oferece diversos tipos de soluções para manter o fogo na indústria. Dentre elas podemos destacar os queimadores industriais.
O QUE SÃO OS QUEIMADORES INDUSTRIAIS?
Os queimadores industriais, como o próprio nome diz, são equipamentos que realizam a queima de combustíveis.
Essa queima origina aquecimento de gases, fluidos e elementos de altíssimas temperaturas, destinados a manter o funcionamento de caldeiras, estufas, fornos industriais e até mesmo processos para secagem de grãos no segmento agrícola.
Os queimadores são responsáveis pela queima de diversos produtos. Sendo mais utilizados, Óleo Combustível, Diesel, Gás Natural, GLP, Biogás, Gases Residuais e Biomassa.
O funcionamento dos queimadores industriais pode variar de acordo com seu modelo, mas basicamente podemos dizer que se trata de um equipamento composto por circuitos independentes de combustível e comburente, que serão direcionados ao frontal do equipamento e por intermédio de bicos e turbuladores (cabeça de mistura) fará a mistura combustível x ar, que atingida por um ponto de ignição (faísca), propiciará o acendimento do queimador e a chama.
O ar de combustão geralmente é fornecido por intermédio de um ventilador motorizado.
A utilização do fogo se aplica a diversos processos industriais, incluindo a geração de vapor para alimentar turbinas, por exemplo.
Uma das grandes vantagens dos queimadores é gerar energia cinética para a produção industrial com baixa emissão de poluentes, garantindo maior responsabilidade social e ambiental para a indústria.
TIPOS DE QUEIMADORES INDUSTRIAIS
Os queimadores industriais são classificados, primeiramente, considerando o tipo combustão que ele proporciona. Alguns exemplos são:
- Gás natural: de baixo impacto para o meio ambiente.
- GLP: o conhecido “gás de cozinha”, derivado do petróleo.
- Diesel: produto oleoso e também derivado do petróleo, com a adição de compostos orgânicos.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!